10 séries imperdíveis para empreendedores

Hoje em dia para os empreendedores de plantão, existem vários meios de consulta que ajudam os empresários com várias dicas. Além das fontes comuns como livros, blogs e sites, a TV também se tornou uma excelente aliada. Nas últimas semanas, a Elite Empresas listou 10 documentários e 10 filmes essenciais para quem deseja empreender ou já conduz seu negócio próprio. Agora é a vez de darmos destaques às séries televisivas que mostram personagens e até temáticas com perfis de empreendedorismo, unindo diversão e crescimento profissional.

 

E é pensando nisso, que fizemos a lista com as 10 séries que vão inspirar sua vida empreendedora. Confira:

 

  1. Mad Men (2007)

mad-men

Exibido pelo canal AMC, o seriado Mad Menmostra a rotina de uma agência de publicidade da década de 60. O que acaba abrangendo muito da rotina de um escritório. O grande destaque da série é o personagem Don Draper, que é diretor de criação da agência (Sterling Cooper), cenário principal do seriado.

 

O destaque é válido graças as características nítidas de Draper essenciais para um empreendedor. Além de centrado, ele sempre sabe traçar bem os seus objetivos. É um ótimo exemplo a ser seguido, e a série possui excelente avaliação pela crítica especializada.

 

  1. Two Broke Girls (2011)

two-broke-girls

Two Broke Girlsé uma sitcom veiculada pelo canal americano CBS. A série conta a história de duas colegas de quarto e todos os seus esforços para realizar o sonho de ter uma cupcakeria. As duas garotas se chamam Caroline e Max, ambas com histórias de vida bem diferentes.

 

O que faz a trajetória delas como empreendedoras ser bem interessante e engraçada. Ao longo dos episódios vão surgindo as dificuldades para conseguir o sonhado negócio, mas sempre com muito humor. Vale a pena ver, aprender e dar muitas risadas.

 

  1. Parks And Recreation (2009)

parks-and-recreation

Essa série é marcada por ser em forma de um documentário fictício. A parte “documental” acontece seguindo a personagem Leslie Knope, que é uma burocrata do Departamento de Parques. O espírito empreendedor da protagonista ocorre quando ela transforma uma construção abandonada em um parque comunitário. Mas, claro, ao longo dos episódios Leslie encontra dificuldades para conseguir manter o negócio.

 

A principal delas é um liberal do governo que faz de tudo para atrapalhar. Parks and Recreationé uma boa pedida para quem quer acompanhar de perto as difíceis etapas para se manter um empreendimento, além de mostrar que, com força de vontade, as coisas podem ser resolvidas.

 

  1. The Newsroom (2012)

the-newsroom

The Newsroom foi um seriado que recentemente sacudiu a TV americana.  A história gira em torno de um âncora de jornal de TV que toma a iniciativa de fazer jornalismo de qualidade. O que é uma lição e tanto para muitos empreendedores que precisam de um empurrãozinho para sair da mesmice do mercado e começar a buscar novas alternativas para o seu negócio, principalmente em época de crise.

 

O personagem principal, Will McAvoy, começa a traçar seu novo perfil profissional sem se preocupar somente com o apoio de patrocinadores e decide se destacar pela qualidade de seu serviço. Will é um ótimo exemplo de como a renovação faz parte de ser um empreendedor.

 

  1. Revenge (2011)

Sabia que nem só de festas e vingança é feita a série Revenge? Mesmo que o cenário do seriado seja composto de grandes e luxuosas mansões nos Hamptons, o seriado de TV te mostra mais do que isso. Nem todos os personagens que aparecem são ricos apenas porque têm berço. Um deles, e muito importante por sinal, Nolan Ross, se tornou membro da alta-sociedade graças ao negócio que ele começou na sua própria garagem.

 

Nolan mostra que um empreendedor de sucesso precisa sempre ir se aprimorando, melhorando cada vez mais os seus conhecimentos, como ele fez com a informática. Na série, você pode aprender também que um negócio pode começar pequeno e crescer, se você seguir a cartilha de um bom empreendedor. Ter uma inspiração de sucesso assim é sempre bom, não é mesmo?

 

  1. Two and a Half Men (2011)

two-and-a-half-men

Em Two and a Half Men”, a partir da nona temporada (2011), um bilionário da internet, o personagem Walden, surgiu na trama para substituir o icônico Charlie Sheen. O personagem de Ashton Kutcher está sempre em busca de novos investimentos, o que é um bom exemplo de empreendedor.

 

Mesmo com os negócios a todo vapor¸ Walden consegue administrar bem a empresa e a família, além de manter uma boa amizade com Alan. Essa é uma lição e tanto para qualquer empresário. Isso porque todos têm que saber que é preciso, sim, se empenhar para atingir o sucesso, mas também é necessário entender que não deve pautar a sua vida somente em trabalho.

 

  1. The Office (2005)

the-office

Está versão americana de The Officetem um formato também de pseudodocumentário com a veia muito cômica. O seriado descreve a vida de funcionários de uma fábrica de papel situada na Pensilvânia. A sátira tem entre os personagens Michael Scott, gerente regional da empresa, Pam Beesly, a recepcionista, Jim Halpert, o representante de vendas, entre outros.

 

Não preciso nem falar que a série, além de engraçada, mostra como é um ambiente “real” em um escritório. O que pode te levar a saber como lidar com outras pessoas e, principalmente, ter noção de como um empreendedor precisa ser um líder.

 

  1. The Big Bang Theory (2007)

the-big-bang-theory

The Big Bang Theoryé uma série repleta de gênios e profissionais que são conceituados no que fazem. Seguindo a linha de empreendedorismo podemos citar os amigos Sheldon, Rajesh, Leonard e Howard. Os quatro, durante o seriado, já tentaram usar a inteligência, e a principal habilidade de cada um, para montar aplicativos ou objetos que sejam inovadores.

 

Nunca se esqueça que para ser empreendedor é preciso buscar inovações e também parcerias pertinentes. Cada um com suas habilidades podem tornar o caminho para o sucesso mais fácil e mais divertido também, como acontece no seriado.

 

  1. Shark Tank (2009)

shark-tank

Shark Tank é um seriado do gênero reality show. O programa televisivo é perfeito para você, empresário, porque tem como temática um grupo de empreendedores que precisam apresentar ideias de negócio para potenciais investidores. Cada episódio é composto pela apresentação de um projeto de cada um desses grupos.

 

Posteriormente, os investidores decidem se aderem ao projeto ou não. É um tipo de produção voltada completamente para empreendedores, que no decorrer da série vão aprendendo como é a cabeça de investidores e, também, como devem agir para atingir o sucesso em seus empreendimentos.

 

  1. The Apprentice (No Brasil, “O Aprendiz”)

the-apprentice

O Aprendiz também é uma série com formato de reality show. Ela é original dos EUA, mas também teve uma versão brasileira com Roberto Justos. O seriado apresenta um grupo de participantes com currículos bem diversificados.

 

O programa é voltado para jovens ingressantes no mercado de trabalho. Os participantes têm que sempre se destacar nas ações e nos trabalhos e, principalmente, conseguir trabalhar em equipe. Um reality que também ensina as características para se tornar um bom empreendedor.

 

Bônus 1 – Suits (2011)

suits

O enredo de Suitsgira em torno de um escritório de advocacia (Person & Hardman), e mostra os casos jurídicos que são sempre bem resolvidos pelos protagonistas. Mike Ross é um garoto brilhante e com uma memória fotográfica incrível, que, mesmo sem ter terminado a faculdade de direito, consegue um emprego com um dos melhores advogados de Manhattan.

 

Harvey Specter contrata Mike e forma uma dupla entrosada. Enquanto Harvey aprende com o parceiro como trabalhar em equipe e como tratar melhor os clientes, Mike aprende com o advogado mais sobre direito. A junção do conhecimento de ambos forma uma dupla imbatível. Uma série é repleta de lições para empreendedores de plantão.

 

Bônus 2 – Jogos Numéricos (2014)

jogos-numericos

A série de TV Jogos Numéricostem característica documental. Nela, em cada episódio, o cientista Jake Porway aborda temas intrigantes da vida. E de acordo com cada questionamento proposto no episódio revela a ciência por trás de cada tema.

 

O programa, além de estimulante, também ajuda as pessoas a tomar as rédeas de seus destinos. Aprendendo a lidar com problemáticas que surgem repentinamente e a mudar a vida para melhor. Tudo o que um empreendedor precisa e muito, não?!. O cientista utiliza para isso estatísticas, experiências de rua e jogos interativos.

 

Se você acompanha algumas das séries ou tem outras sugestões compartilhe conosco. Aproveite para conhecer também outros conteúdos indispensáveis e exclusivos para empreendedores e profissionais de sucesso.

 

cta-ebook-abrir-negocio