Qual o melhor local para instalar a minha empresa?

localizacao-empresa

Encontrar a localização ideal para fixar uma empresa é uma tarefa muitas vezes trabalhosa, principalmente quando já se tem em conta uma ideia ou conceito de negócio. Na série “Como Abrir a Sua Empresa”, hoje vamos falar sobre o local mais adequado para instalar o seu negócio que está prestes a ser iniciado ou mesmo que já está em funcionamento. Um endereço para estabelecer uma empresa é obrigatório, mas existem algumas diferenças básicas entre o tipo de empresa e público que se visa atingir.

 

O ramo de atuação é fator preponderante na escolha do local. Empresas que atuem na área de serviços específicos sem a necessidade de espaços físicos contam com a opção do chamado “ponto de contato”, onde pode ser utilizado tanto o endereço do(s) sócio(s) quanto um escritório virtual contratado, tratando-se somente de localidade para envio de correspondência. Cada município tem suas exigências básicas. Por isso, antes de iniciar o procedimento de abertura do negócio, é importante analisar a legislação específica do município onde estará sediado.

 

Empresas que não irão atuar com portas abertas (distribuidoras, indústrias e e-commerces) precisam direcionar suas buscas de acordo com a necessidade de espaço para estoque, custos de instalação e logística para fornecedores e clientes, além, é claro, de exigências de leis municipais específicas, como a de zoneamento, que pode incentivar ou barrar a instalação do negócio.

 

Já para as empresas que atuem com portas abertas e com recepção de público, estabelecer o negócio em um local adequado pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa.  Um bom ponto comercial, principalmente quando se trata de comércio varejista, é fundamental para o bom desempenho das vendas.
É importante estabelecer o perfil do consumidor que se pretende atingir, avaliar o contrato, as condições de pagamento e o prazo do aluguel, verificar se o preço é compatível com a capacidade de investimento da empresa, com o prazo de retorno e o movimento esperado, observar a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído e checar a proximidade de concorrentes e similares, entre outros.

 

Bons “pontos” muitas vezes aparecem em momentos oportunos, sendo imprescindível levar em conta alguns fatores antes de escolher o lugar ideal. Ainda que a maior parte dos empresários se sinta tentado a escolher lugares de grande fluxo de pessoas, determinados ramos de atuação que exigem reuniões privadas com clientes ou confidencialidade podem não ser os mais adequados a locais de movimentação em excesso.

 

Consulte sempre um profissional para auxiliar na procura de um local adequado e junte, sempre que possível, o máximo de informações e pesquisa antes de fechar contrato para aluguel ou compra do espaço. Lembre-se que, mesmo num mundo cada vez mais digitalizado, a sede física de um negócio inspira respeito, profissionalismo e credibilidade na empresa. Consulte, também, outros materiais e conteúdos exclusivos preparados pela “Elite Empresas” para iniciar o seu negócio da maneira correta e segura.

 

cta-ebook-abrir-negocio