Como manter a minha empresa em época de crise?

manter-empresa-na-crise

O mundo está passando por uma crise econômica. O momento é de tarifas altas de juros, impostos aumentando, inflação e o dólar nas alturas, isso só para começar. Mas, disso tudo você já sabe. O que na verdade você precisa estar por dentro agora, é de como manter a sua empresa em época de crise.

 

O foco é passar por esse período sem danos ao seu negócio. Buscando pular a crise e obter lucros. Para te ajudar a conseguir essa façanha, preparamos algumas dicas de como atravessar a crise, organizar e administrar o seu negócio e manter a sua empresa ilesa.

 

Deixe o caixa fortalecido

Durante uma crise econômica é preciso ter em mente que cada centavo faz diferença. Por isso, o empresário (pequeno, médio ou grande) deve estar preparado para gastos futuros e para economizar em tempos difíceis.

 

Para manter o caixa seguro e com reservas para futuros imprevistos, é primordial que o gestor saiba exatamente quanto de caixa sua empresa gera por mês, além de efetuar a cobrança dos clientes e controlar os valores em atraso. Tem um bom planejamento e organização no capital do negócio pode ser um diferencial para sobreviver na crise.

 

Fique atento em investimentos e aplicações

A economia no momento não está muito propicia a grandes investimentos de risco. Perder dinheiro em meio a uma tempestade como esta pode arruinar o seu negócio. A hora agora é de poupar e escolher bem onde aplicar o seu capital. Focando em investimentos de resultados rápidos e de baixo risco.

 

Inovações são sempre boas, e diversificar investimentos também, porém, investir em estratégias arriscadas não é uma escolha muito sábia com o cenário econômico atual. Hoje, o melhor a se fazer para manter a sua empresa é dar preferência ao que você já entende e sabe fazer, diversificando somente em oportunidades e nichos indispensáveis.

 

Uma dica boa de investimento num período como este, é separar uma parcela da entrada mensal da empresa para investir em comunicação. Já existem dados mostrando que empresas que investem em comunicação com o público, mesmo durante a crise econômica, gastam menos dinheiro no pós-crise.

 

As marcas que param de investir nesse fim num período de economia ruim precisam gastar muito mais dinheiro depois que a crise passa. Isso para que os outros lembrem que a empresa existe.

 

Invista em vendas

Há ainda muitos empresários (principalmente os pequenos) que acreditam que o certo a se fazer durante a crise é diminuir publicidade para investir em outras frentes. Mas, lembre-se, essa estratégia pode acabar prejudicando, e muito, o seu negócio.

 

Essa atitude pode deixar a marca esquecida e depois, para fazer com que os clientes lembrem-se dela de novo, pode ficar cada vez mais difícil. O dinheiro gasto para fazer sua marca chamar atenção dos consumidores de novo vai ser muito maior, além do tempo grande que vai ser gasto para isso.

 

Continuar investindo em comunicação e divulgação é uma ótima dica para manter a sua empresa durante a crise. A linha de pensamento em tempos de crise é pode ser direcionada para vender mais e, assim, suprir os gastos. E é através da divulgação que essas vendas vão aumentar.

 

Enquanto a maioria das empresas economiza dinheiro diminuindo ou extinguindo a divulgação, a sua marca continua aparecendo ao público. O que chama cada vez mais atenção dos consumidores e faz você sobressair-se a concorrência.

 

Portanto, se você quer mesmo conseguir manter a sua empresa durante a crise¸ sempre fique de olho no caixa da sua empresa. Saiba de onde o dinheiro vem, o quanto você fatura e o quanto pode gastar. Assim vai ter uma folguinha de capital quando estiver apertado.

 

Também é importante tomar cuidado na hora de investir. Foque sempre no que for mais necessário para o negócio, como a divulgação da sua marca, por exemplo. Evite sempre riscos e perdas de dinheiro desnecessárias.

 

Por último, mas não menos importante, fortaleça suas vendas da melhor maneira possível. Procure sempre novas formas de chamar mais clientes. Com as vendas aumentando, você passa a crise econômica com um caixa positivo e longe de ficar no vermelho. E lembre-se de administrar seu negócio, com eficiência, seguindo dicas eficientes e consolidando a sua empresa no mercado.

 

cta-ebook-abrir-negocio