Businessman looking at drawings on a wall

Como transformar sua ideia em um bom negócio dicas

Passo essencial do empreendedorismo, ter uma boa ideia nem sempre é o fator mais importante no processo para virar um empreendedor. Imaginar um produto ou serviço para ser comercializado em um negócio de sucesso é uma tarefa que precisa ser bem avaliada e viabilizada. E o caminho que esta ideia vai percorrer para se transformar em um bom negócio é longo.

 

Para saber se sua ideia é realmente rentável, é necessário colocar na ponta do lápis todos os custos envolvidos com a ideia. Além de conhecer bem o mercado em que a empresa vai atuar. O problema é que, na maioria dos casos, os pequenos e médios empresários não fazem essa prática de forma correta antes de começar.

 

O que mais acontece são empreendedores focando todos os esforços na criação do produto ou serviço e, posteriormente, pensando em como vão vendê-los. E o último passo que eles fazem é tentar descobrir se realmente há um público suficiente para aquela ideia. Sem perceber que, nesses casos, as ações estão invertidas.

 

Para que você se norteie melhor, e consiga criar um empreendimento de sucesso, acompanhe agora as nossas dicas para transformar suas ideias em um bom negócio:

 

Faça o processo da maneira certa

O primeiro passo deve ser criar o produto/serviço de acordo com a sua ideia. Depois, analisar e pesquisar sobre o mercado e o público-alvo. Com essas informações, você vai entender mais precisamente a demanda do mercado. E, com isso, a probabilidade de errar diminui muito.

 

Quando o seu consumidor ficar mais nítido, e, por consequência suas necessidades, aí que o design do produto deve ser escolhido. Se for preciso alguma mudança na ideia, ela será feita também nessa altura. Tudo vai ser determinado a partir da demanda.

 

Os clientes são muito importantes

Como transformar sua ideia em um bom negócio dicas-elite-contabilidade (4)

Como já foi dito anteriormente, os clientes são primordiais para alcançar um bom negócio. Uma ótima forma de analisar como os consumidores do seu tipo de serviço/produto age é focando na concorrência. Quanto mais tempo os concorrentes tiverem no mercado, melhor eles vão saber como lidar com os clientes.

 

Além disso, olhar as principais características da população do seu município ou bairro que sua empresa vai ficar pode ser um diferencial. Com essa análise, você vai ficar por dentro do poder aquisitivo das pessoas, para não colocar algo muito mais caro do que os possíveis compradores podem pagar.

 

Calcule os custos

Como transformar sua ideia em um bom negócio dicas-elite-contabilidade (2)

Planejar a parte orçamentária é muito importante para a saúde ou durabilidade de qualquer empresa. Por isso, é legal fazer um levantamento de todos os custos que envolvem a sua ideia. Entre eles, vale à pena levar em consideração os gastos com mão de obra, matéria-prima, impostos, aluguel, investimentos em maquinários e equipamentos.

 

Com um orçamento bem feito em mãos, a probabilidade de transformar sua ideia em um negócio de sucesso cresce bastante. É obvio que sempre acontecem imprevistos, mas certamente você estará preparado para possíveis problemas financeiros que surgirem.

 

Estipule metas

Metas são sempre importantes para qualquer projeto na sua vida. A partir delas, o futuro empreendedor vai fazer uma projeção do tempo que será necessário para que tudo que foi investido possa dar retorno, o famoso payback. Esse ato é importantíssimo para você se situar no mercado e para atrair possíveis investidores no futuro do negócio.

 

Buscar saber se existem oportunidades no mercado para a sua ideia inicial e manter o foco no cliente é fundamental para criar um bom negócio. Tenha sempre na cabeça que uma suposta boa ideia sem possibilidade de execução é, na verdade, inútil. O planejamento dos detalhes é essencial para tirar a ideia do papel da melhor forma possível.

 

Nesse artigo você pode aprender que quando se trata de empreender, só ter uma boa ideia não é suficiente. É preciso focar em outros pontos que são tão importantes quanto para que a sua empresa deslanche. Dessa forma, quando sua ideia surgir siga as nossas dicas para transformar sua ideia em um bom negócio.

 

cta-ebook-abrir-negocio