Como ter um bom relacionamento com os meus fornecedores?

bom-relacionamento-fornecedores

Não importa qual o tipo de negócio que você tenha, o bom relacionamento com os fornecedores é primordial para administrar com eficiência sua empresa e obter o sucesso no mercado. O fornecedor da sua empresa é um fator importante para que o seu produto ou serviço seja de boa qualidade. É por isso que manter uma boa relação com ele é imprescindível para obter o melhor resultado, ainda mais em tempos de instabilidade econômica.

 

O processo inteiro começa no fornecedor, afinal, ele que te dá os componentes que você precisa para a execução do produto/serviço que você vai vender. O que o torna responsável também pelo resultado final. Então é pensando nisso que juntamos algumas dicas essenciais para melhorar o seu o relacionamento com os seus fornecedores:

 

Pesquise bem antes de fechar com o fornecedor

O primeiro passo e o mais importante é saber bem com quem vai fechar negócio. Analisar e pesquisar tudo sobre a empresa que vai ser o seu fornecedor com certeza irá evitar muita dor de cabeça.

 

Se esse estudo for bem feito você pode até conseguir um fornecedor exclusivo. Quando se tem exclusividade com um fornecedor que realmente seja bom a possibilidade de conseguir descontos é muito maior. Além de ser mais fácil de se manter um bom relacionamento.

 

Entenda a logística do fornecedor

Saiba exatamente as condições de entrega propostas pelo seu fornecedor. Atente-se também para os prazos, a forma de armazenamento e, principalmente, sobre possíveis atrasos.

 

A partir do momento que você fica sabendo direito de todas essas informações fica mais fácil criar uma relação saudável. Se não existirem surpresas ruins, dificilmente você irá ter estresse com o fornecedor.

 

Se organize

Com o seu negócio em ordem, fica muito mais fácil se entender com o fornecedor. A partir do momento que você tem tudo especificado e planejado, você vai fazer pedidos mais conscientes. Saberá a quantidade certa para encomendar e não vai ter sustos na hora que sobrar produtos de mais ou se eles acabarem muito antes do prazo.

 

Quando você não sabe organizar bem o estoque, pode acabar perdendo dinheiro. As vezes problemas no estoque podem acabar com uma relação tranquila entre o dono do negócio e a empresa de fornecimento.

 

O bom relacionamento com os fornecedores pode gerar uma relação duradoura. O que vai te garantir produtos o ano todo, sem o perigo de ficar sem fornecedor no meio do caminho. Com organização, a negociação será mais prática, e o reabastecimento não vai ser uma dor de cabeça para ambos os lados.

 

Cuidado com os preços baixos demais

As vezes os donos de negócios acham que estão indo pelo caminho certo quando compram a vários fornecedores, buscando de cada um deles os seus produtos mais baratos. Na teoria, está seria uma forma de economizar. Na prática, isso pode te prejudicar.

 

Quanto mais fornecedores você tiver, mais difícil é para conseguir fidelizar o relacionamento com eles. Se você fecha com apenas um fornecedor, pode comprar alguns produtos um pouco mais caros, mas, mesmo assim, acaba ganhando em custo benefício no final das contas.

 

Faz economia na hora da entrega, por exemplo, já que só vai pagar por isso a uma única empresa. Também não vai precisar comprar mais unidades do que você precisa de um determinado produto.

 

Geralmente quando você fecha um negócio com um fornecedor, é preciso pegar uma quantidade mínima de produtos. Se você comprar um ou dois produtos de cada fornecedor, vai precisar comprar muitos exemplares de um tipo só, o que pode ser ruim logisticamente.

 

Pagar um pouco mais por uma outra empresa, pode ser a diferença na realização do serviço. Um fornecedor que cobra menos, pode te dar dor de cabeça no final das contas, enquanto o outro um pouco mais caro, pode te oferecer um serviço e tanto. Contratar os melhores do mercado pode ser um ótimo caminho para conseguir um bom relacionamento com o fornecedor, e uma excelente maneira de começar do jeito certo ao abrir sua empresa.

 

cta-ebook-abrir-negocio