Como montar uma pequena empresa ou firma – Guia Passo a Passo

Muitas pessoas querem investir em criar pequenas empresas ou firmas, mas têm medo de começar por não saberem ao certo como fazer. A maioria dos novos empreendedores nem ao menos sabe por qual tipo de negócio devem optar. Quanto mais como montá-lo.

 

Para te ajudar na hora de criar uma análise, escolher o setor que irá seguir e para montar o seu empreendimento, a Elite Empresas preparou algumas dicas do que você deve fazer para que sua firma seja criada com sucesso.

 

Defina qual vai ser o seu negócio

como-montar-uma-pequena-empresa-ou-firma-guia-passo-a-passo-elite-contabilidade (7)

O primeiro passo para você montar uma pequena empresa é buscar informações no mercado e identificar as oportunidades mais viáveis. É essencial que a opção da área em que vai atuar combine com as suas características pessoais. Além de combinar com as tarefas que você desenvolve com mais habilidade.

 

Existem alguns órgãos que dispõem dessas informações sobre o seu município e do tipo de negócio que você quer, auxiliando na hora da escolha. Pode consultar, por exemplo, o Sebrae que disponibiliza ideias de negócios e oportunidades que se encaixam no seu perfil.

 

Invista em algo que você gosta de fazer

como-montar-uma-pequena-empresa-ou-firma-guia-passo-a-passo-elite-contabilidade (6)

Lembre-se sempre que a probabilidade de uma firma dar certo sem você gostar do que faz é bem pequena. Praticamente ninguém vai para frente sem a paixão pela atividade que exerce. Por isso, quando se trata do seu próprio negócio é importante que você escolha um ramo que tenha a ver com você e com as suas habilidades.

 

Assim, vai ser bem mais fácil criar uma pequena empresa que alcance o sucesso e ser um empreendedor bem sucedido. A sintonia com a sua empresa vai fazer a diferença para que o negócio vá para frente, se desenvolva e tenha sucesso.

 

Pesquise sobre o empreendimento

Quando o tipo do negócio for definido vale a pena também pesquisar sobre ele. Conhecendo bem o ramo do empreendimento que você pretende investir, a probabilidade dele deslanchar é muito maior. Pare e estude bem a concorrência. Leia artigos especializados no negócio escolhido, faça cursos, frequente feiras e eventos relacionados. Tudo isso vai te ajudar bastante.

 

Faça um plano de negócios

como-montar-uma-pequena-empresa-ou-firma-guia-passo-a-passo-elite-contabilidade (4)

Elaborar um Plano de Negócios é fundamental para criar uma empresa. Seja ela micro, pequena, média ou grande. Esse instrumento é essencial para conseguir traçar e retratar fielmente o mercado. Além de ajudar no planejamento de vendas sobre o produto/serviço e nas próprias ações do empreendedor.

 

O plano vai dar mais segurança na hora de montar uma pequena empresa. Isso vai dar uma garantia maior de se solidificar no mercado e de conseguir ampliar os negócios. Sabendo ao certo como agir e como se portar na área de atuação que você escolheu para o seu empreendimento.

 

Faça o levantamento do investimento inicial

como-montar-uma-pequena-empresa-ou-firma-guia-passo-a-passo-elite-contabilidade (3)

Saber sobre a sua renda inicial é importantíssimo para abrir um negócio, e para a saúde dele posteriormente. Com um plano de investimento você vai saber quanto vai precisar gastar na abertura do empreendimento e, consequentemente, saber quais serão os custos fixos mensais.

 

Depois que calcular aproximadamente qual será o tamanho do investimento inicial, leve em consideração também o capital de risco da empresa e as despesas pessoas. Nunca esqueça de que a empresa vai demorar um tempo para gerar lucros, então isso também precisa ser levado em consideração para que não tenha sustos financeiros.

 

Encontre o local para a empresa

como-montar-uma-pequena-empresa-ou-firma-guia-passo-a-passo-elite-contabilidade (1)

Para delimitar o local, é legal juntar aquela pesquisa que você já fez sobre o mercado e também focar no cliente do seu produto ou serviço. É a partir desses dois fatores que você deve escolher o lugar onde vai fixar o seu negócio. Outro fator importante também é o valor do imóvel, claro.
Tudo precisa estar bem alinhado, pois não adianta nada achar um imóvel barato em um local que não possui o público-alvo necessário para as suas vendas. Uma pesquisa grande e detalhada sobre vários lugares vai fazer a diferença para firmar o seu negócio.

 

Decidir se vai optar ou não por sócios

como-montar-uma-pequena-empresa-ou-firma-guia-passo-a-passo-elite-contabilidade (2)

Por mais que seja uma pequena empresa, ter um sócio pode ajudar na administração da firma, na parte das finanças ou até mesmo em ambos os fatores. Avalie bem este ponto e veja com base em tudo que você organizou se está disposto a encarar o desafio sozinho, ou se irá precisar de alguém para continuar.

 

Um sócio pode te ajudar a conseguir mais dinheiro, necessário para investimento inicial. Além disso, na parte da administração do negócio, ter duas cabeças pensantes de empresários pode complementar melhor o empreendimento.

 

Esperamos que os tópicos do nosso artigo tenham ajudado você na hora em que for montar sua pequena empresa. Com essas analises, você vai saber melhor qual negócio será mais lucrativo para o seu perfil. Além de já ficar por dentro do mercado em que vai atuar. Compartilhe conosco suas ideias e experiências.

cta-ebook-cobrar-cliente-devedor