Entenda como funciona e para que serve o Certificado Digital

como-funciona-certificado-digital

Em um mundo cada vez mais informatizado, as empresas não são exceção. E na hora de iniciar o seu negócio, empreendedores se deparam com duas dúvidas muito comuns: para que serve e como funciona o Certificado Digital? 

 

O Certificado Digital é um conjunto de técnicas e processos que tem o intuito de dar maior segurança em transações e na comunicação eletrônica. Com a certificação, os dados transmitidos não são adulterados ou interceptados no trajeto do destinatário para o receptor. Além de identificar o autor da mensagem.

 

Historicamente, o certificado se popularizou através da internet, mas a técnica existe há mais de duas décadas. A internet ajudou graças a necessidade cada vez maior de agilizar os processos. Além de ser uma aliada para acabar com as pilhas de papel, substituindo-as por documentos digitais, o certificado é essencial para toda empresa que atua com comércio eletrônico.

 

O certificado digital é tão seguro porque é composto por uma assinatura digital, que tem como base a criptografia, técnica que codifica dados que trafegam pela internet. A certificação, em conjunto com esta assinatura, consegue comprovar a identidade de um site ou uma pessoa, evitando fraudes nas transações eletrônicas.

 

Como funciona

Este certificado é um tipo de documento eletrônico que apresenta as informações que podem identificar uma pessoa, uma instituição na internet ou um computador. Para que isso aconteça ele utiliza um software que é o intermediário. Esse software pode ser um e-mail, qualquer programa que reconheça esse tipo de informação ou um navegador.

 

O certificado digital pode ser emitido por uma entidade considerada confiável, que é conhecida como Autoridade Certificadora. Ela é quem vai passar para o usuário um par de chaves criptográficas. Chaves estas que são geradas e emitidas pelo próprio usuário no momento em que há a aquisição do certificado.

 

Com isso, um documento eletrônico é transformado em códigos que não podem ser decifrados, que por sua vez trafegam de um ponto a outro, tudo em sigilo. Além disso, um certificado pode ser utilizado em conjunto com uma assinatura digital. Neste caso, ela fica tão associada ao documento eletrônico, que qualquer alteração torna-o inválido.

 

Segurança

Uma das principais características do certificado digital é sem dúvidas a segurança que ele proporciona no cenário online. Tudo graças a criptografia que, como o nome já diz, significa escrita oculta. Na prática, ela é um mecanismo utilizado para cifrar mensagens. Tornando-as impossível de reconhecê-las para quem não tem acesso às chaves que podem decifrá-las.

 

Atualmente há dois tipos de criptografia, a assimétrica e a simétrica. A assimétrica trabalha com duas chaves diferentes, a pública e a privada, e ambas possuem uma inter-relação matemática. Uma depende da outra e a segurança de ambos depende do número de bits. Já a simétrica tem o poder de cifrar e decifrar uma informação através de algoritmos que usam uma chave pública. Essa chave é compartilhada com as duas partes envolvidas da relação/comunicação. E só eles podem abrir o documento.

 

Assinatura digital

Do mesmo jeito que a criptografia, a assinatura digital é uma sequência de bits, que surge graças a uma operação matemática que analisa todo arquivo ou documento e gera um código fixo para eles. Onde cada caractere tem uma composição binária. Por isso, a assinatura também é um fator importantíssimo para a segurança e credibilidade de um certificado digital.

 

Exemplos práticos de certificado digital

Muitos dos programas populares de e-mail e dos navegadores já orientam os usuários sobre como fazer operações baseadas na certificação digital, tudo de forma bastante didática. Com certeza alguma vez já aconteceu de você “esbarrar” em uma mensagem do navegador dizendo ser impossível verificar se o site que você está visitando é ou não confiável.

 

Nessas circunstâncias o próprio browser dá a opção de “examinar o certificado”. Ou então, na configuração de segurança do programa de e-mail aparece a opção de “usar um certificado digital”. Com essa opção, é possível assinar as mensagens enviadas por alguma determinada conta.

 

O Certificado Digital é apenas uma das mudanças mais claras em um mundo empresarial cada vez mais adaptado à era digital. Entender melhor como funciona o certificado digital é fator chave para a sobrevivência de empreendedores e empresas. Por mais que pareça complicado, o mais importante é ter em mente que ele traz maior segurança em transações e na comunicação eletrônica para o seu negócio.

cta-ebook-cobrar-cliente-devedor