Como escolher uma franquia

como-escolher-uma-franquia

O investimento em franquias é uma excelente opção para muitos empreendedores que estão buscando o seu próprio negócio, sem ter que começar uma marca do zero. Iniciar a empresa com um modelo já formado pode ser uma opção muito interessante, já que o risco do negócio diminui, atraindo muitos empresários. E existe uma série de franquias baratas e lucrativas ou em que se tornaram tendência e podem ser utilizadas.

 

Se você é um dos empreendedores adeptos a investir em uma franquia, mas tem dúvidas de como optar pelo melhor tipo de negócio para você, hoje vamos tirar as suas principais dúvidas, e fazer que você aprenda a escolher a franquia certa.

 

Conheça as suas habilidades

É importante que, primeiro, você faça uma auto avaliação bem criteriosa e, principalmente, honesta. Com isso, você vai descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos. Além de saber quais os seus sonhos e o ramo de negócio que você almeja. Analise suas habilidades e veja se elas são suficientes para gerir um negócio no ramo que você imagina.

 

É essencial entender o que pode impedir ou dificultar o empreendimento dos seus sonhos. Pense também se você realmente conhece todas as implicações para se tornar um fraqueado. Tudo isso precisa ser bem pensado antes de escolher, de fato, uma franquia.

 

Avalie o mercado

Antes de optar por um tipo de negócio, você deve procurar conhecer como o mercado age. Fazendo essa pesquisa prévia você vai conseguir entender melhor quais os tipos de negócio poderão se tornar bem-sucedidos onde pretende instalar a franquia.

 

Isso porque não adianta investir em uma empresa franqueada de sucesso, mas que não tenha potencial de mercado no local de instalação. Sem ter clientes suficientes, ou que não tenham poder aquisitivo compatível com os seus produtos/serviços, o empreendimento com certeza vai naufragar.

 

Estabeleça as possibilidades

Não adianta pensar em algo que fuja muito das suas possibilidades. É preciso ter em mente quanto dinheiro você dispõe para investir no negócio. Tem que esquematizar também se possui recursos suficientes para manter você e sua família até que a franquia comece a gerar resultados.

 

Entender esta possibilidade é bastante importante para o futuro da sua empresa. Porque se o negócio gastar mais do que você possui de recursos, com toda certeza você pode comprometer o empreendimento. Nunca se esqueça que qualquer negócio só começa a gerar lucros depois de um certo tempo.

 

Então não adianta investir em algo que vá gastar muito mais além da sua receita, porque você não vai conseguir se manter. É mais viável escolher uma franquia que você possa preservar e expandi-la no futuro.

 

Estude as alternativas

Depois de entender melhor o mercado da sua região, e escolher o que mais se encaixa nas suas possibilidades, procure entender as alternativas que a área te dá. Mesmo que você a essa altura já esteja de olhe em alguma marca, sempre a compare com outras.

 

Cada marca pode ter um retorno diferente, por isso é interessante pesquisar dados que vão fazer a diferença na hora da escolha. Olhe o investimento inicial, a rentabilidade, o prazo de retorno do investimento, a taxa de franquia, e outros aspectos que variam dependendo do negócio escolhido.

 

Para obter essas informações, vale a pena visitar feira de franquias e pesquisar bem cada detalhe da marca que você está em dúvida. Essas feiras geralmente possuem marcas listadas e informações importantes para você.

 

Histórico da franqueadora

Quando você escolher uma franqueadora, antes de fechar qualquer negócio, o ideal é ficar por dentro do histórico da marca. Para que o investimento não seja em vão. Por isso, procure informações sobre a história da franquia, sobre os sócios, fundadores e funcionários. Além, claro, de investigar o sucesso que a marca tem no mercado. Dica valiosa: consulte os atuais franqueados e verifique se a franquia entrega tudo aquilo que se comprometeu no contrato. Converse com mais de um franqueado para somar experiências distintas. Mais do que concorrência, esses empresários são propagadores da marca assim como você e certamente irão lhe receber da melhor maneira possível

 

Quando essas dicas são seguidas, a probabilidade de acertar na seleção da marca fica muito maior. Analise e pesquise o máximo possível e aprenda como escolher uma franquia perfeita para as suas possibilidades.

cta-ebook-cobrar-cliente-devedor