Como administrar bem o meu negócio – 5 dicas essenciais

como-administrar-meu-negócio

Pequenas empresas e pequenos negócios têm grande dificuldade de fazer uma boa administração logo no início. Esse não é um problema incomum nem individual, é claro que quando você está começando vai errar e vai precisar de ajuda e é para isso que estamos aqui. Administrar bem um negócio requer tempo, dedicação e muito estudo, não é simples abrir uma empresa e colocá-la para funcionar, mas ajudá-lo nesse objetivo é o tema de hoje na série “Como Abrir a Sua Empresa.”

 

A cada dia surgirá novos desafios e novos problemas, quanto mais sua empresa crescer mais você vai trabalhar e lutar para sobreviver. O interessante é que algumas regrinhas básicas vão te ajudar a tomar as escolhas certas e administrar bem o negócio. Mas é bom avisar: não existe receita nem mágica. É preciso testar e ver o que funciona ou não para você e a sua empresa.

 

 

1 – A primeira dica e talvez a mais importante é saber separar o trabalho da vida pessoal e colocar tempo para cada um. É comum acontecer essa mistura, principalmente se sua empresa é em casa ou se trabalha com pessoas da família. Saber definir e separar o tempo do seu trabalho é importantíssimo, as vezes você já não consegue pensar e resolver um problema porque está tempo demais trabalhando.

 

O contrário também acontece. Muitas vezes sua empresa não vai bem porque você passa tempo demais cuidando da casa, dos filhos e deixa a empresa em segundo plano. Então a primeira dica é essa: defina o tempo do seu trabalho e saiba separar negócio de vida pessoal.

 

2 – Faça um planejamento dos seus objetivos, do seu tempo, do quanto pretende investir. Mas é importante fazer esse planejamento com os pés no chão, não coloque números absurdos ou metas muito complicadas, é com passos pequenos que se chega mais longe. Então leve em consideração: o mercado atual, quem são os clientes, os fornecedores, a sua capacidade de produzir e vender e também o tempo disponível que tem.

 

Ah! Mas depois de fazer seu planejamento é preciso trabalhar para que tudo funcione e você alcance suas metas, não adianta mostrar como administrar bem o seu negócio se você não começar a trabalhar e lutar pelo que deseja. Se sua empresa já for maior é interessante depois de fazer o planejamento começar a definir os responsáveis por cada setor e exigir ação.

 

3 – Tenha atenção nas finanças. Muitas empresas acabam falindo por má administração financeira. É preciso tomar bastante cuidado nessa área da empresa. Se você mesmo cuidar dessa parte, o indicado é fazer um curso ou ler e pesquisar muito sobre o assunto. Se optar por contratar uma pessoa, certifique que essa pessoa tem experiência e é confiável. Em todo caso é importante acompanhar o fluxo do caixa e ter um plano orçamentário.

 

Trabalhe também com planilhas, elas são ótimas para ajudar na administração, e coloque tudo lá, compra de matérias, investimento em equipamentos, pagamento de despesas e funcionários e outros gastos.

 

4 – A quarta dica é muito importante, você precisa ter sempre uma reserva, não adianta só saber administrar bem, você precisa ter sempre um caixa reserva para futuras emergências. Muitos empresários, principalmente os que estão começando se esquecem desse detalhe, então tenha sempre uma reserva, defina um valor para guardar todo mês.

 

5 – Nossa última dica é se atualizar sempre, seu negócio deu certo? Que bom, mas não pare por aí, conheça novos produtos, entenda o mercado, saia na frente. A tecnologia avança  a passos largos e você deve andar junto com ela, uma dica legal é ter sempre uma revista de tecnologia a mão, mesmo que sua empresa não tenha foco em tecnologia. Você pode aprender muito lendo sobre os avanços e pode aplicar coisas novas na empresa.

 

Um benefício da tecnologia são as redes sociais que estão a todo vapor e você não só precisa como deve aproveitar tudo o que elas oferecem.

 

Como disse no início não existe uma receita, mas com essas dicas você pode avançar muito no negócio e administrar muito melhor. E quando surgir a dúvida: como administrar bem o meu negócio? Corra aqui e confira novamente as dicas, além de conhecer também um e-Book exclusivo para dar início a sua nova empresa.

 

cta-ebook-abrir-negocio