Aposentadoria: tranquilidade ou desespero?

aposentadoria-tranquilidade-ou-desespero

 

A aposentadoria é um sonho pra uns e pesadelo para outros. Esse descanso remunerado após anos batalhando no mercado de trabalho deveria soar como um grande benefício; porém, numa sociedade voltada para o novo, o atual, o “in“, onde impera um receio sobre o fim dos objetivos; e todo fim parece um pouco perturbador quando comparado a vida de milhões de estranhos nas redes sociais, o verbo “aposentar” soa monstruoso.

 

Foi-se o tempo onde uma pessoa velha era sinônimo de monotonia. Com os avanços da medicina, os tratamentos de saúde tornam a terceira idade cada vez mais ativa. Muitos aposentados aguardaram esse momento para realizar sonhos que, com as limitações do trabalho, não eram possíveis, como: voltar para a faculdade, viajar pela África toda, aprender uma nova língua, aulas de capoeira ou fazer um curso de teatro.

 

Aposentar se tornou uma decisão difícil com o passar dos anos, mas ainda é uma questão pessoal o tempo em que fará isso. Existem duas possibilidade de encarar esse período: como o início do fim, ou o fim do início. O que é certo, é que essa nova fase da sua vida pode trazer experiências incríveis, dependendo de como você se preparar para ela. Existem diversos projetos que incentivam os membros aposentados a continuarem ativos na sociedade, por exemplo, fazendo trabalho voluntário. Esses momentos de interação são importantes para a auto-estima do indivíduo, reduzindo sintomas de doenças como depressão e alzheimer.

 

A era digital trouxe, no entanto, uma revolução de pensamento e grande número de informações disponíveis a um clique. Porém, com isso, surgiu também um fenômeno chamado de FOMO. Essa sigla em inglês quer dizer fear of missing out, medo de perder algo. Pode ser medo de perder uma festa, um acontecimento importante da mídia… até o seu vigor. Uma ansiedade muito grande acomete a pessoa repentinamente e ela não sabe mais como viver o presente, pensando em tudo que pode estar perdendo. Soa familiar?

 

Ainda por cima, existe um culto ao trabalho que obriga a maior parte dos profissionais a se transformarem em workaholics, gastando horas voltados para o sucesso profissional, então, quando essa fase da sua vida se encerra, pode transparecer um vazio.

 

Esses são os aposentados que não consegue parar. De imediato, muitos escolhem pegar a aposentadoria e continuar em suas empresas, outros utilizam esse momento para abrir seus próprios negócios, experimentar com outros nichos de mercado, como as franquias, e crescer sua networking. Por isso, precisamos atentar para outro ponto: planejamento financeiro.

 

Se você está bem com essa decisão e escolheu ter uma aposentadoria tranquila, mas tem medo de não conseguir sustentar seu estilo de vida, é importante ter um plano previdenciário para garantir essa conquista. Primeiro, estabelece metas bem cedo, corte gastos desnecessários, reduza o custo dos itens do dia-a-dia e repense suas escolhas. Comece a se planejar o quanto antes para esse momento não te pegar de surpresa.

 

Caso você tenha contribuído através do INSS, poderá desfrutar de seus benefícios, mas se não foi possível, é bom pensar em uma previdência privada, onde seu uso é proporcional a sua contribuição, conforme o contrato que você e a empresa assinarão.

 

Além disso, existem imprevistos, então ter uma poupança pode ajudar a manter uma segurança e estabilidade nesse período da sua vida. Estimar quanto precisará juntar ajuda a estimar e definir objetivos para sua família e saber onde gastar seu dinheiro na aposentadoria. Até porquê, mesmo que seja a pessoa mais saudável do seu grupo de convívio, os planos de saúde separam por faixa etária, então você sentirá o bolso pesar.

 

Se já tiver uma meta estabelecida em um grande sonho, será necessário poupar o suficiente durante seus anos de trabalho para poder garantir que você irá alcançá-lo. Quem sabe, até mesmo, investir em ações? Seja para iniciar um novo negócio, investir ou desfrutar o momento, é sempre importante se planejar e se preparar para vivenciar os anos da sua aposentadoria.

 

cta-ebook-abrir-negocio