10 Personagens para inspirar Empreendedores

Empreendedores de sucesso podem ter inspirações para os negócios não só em casos reais, mas também a partir de histórias do cinema ou da televisão. Várias produções audiovisuais apresentam personagens que têm características empreendedoras, que servem muito de exemplo para todos nós.

 

Nas últimas semanas, a Elite Empresas trouxe uma série especial com 10 documentários, 10 séries e 10 filmes indispensáveis para todo empreendedor que precisa de inspiração. Se você ainda não teve a oportunidade de assistir todos os filmes e séries que apresentam pessoas com este perfil empreendedor, fechamos nossa série especial apresentando 10 personagens que são exemplo para empreendedores. Confira:

 

  1. Chris Gardner (Will Smith, em “À Procura da Felicidade”)

Este personagem é daqueles que, sem dúvidas, marca muito. Chris Gardner é um dos maiores exemplos de perseverança do cinema. Em “À Procura da Felicidade”, o protagonista, que é pai solteiro, vira sem-teto por causa de problemas financeiros. O longa apresenta cenas impactantes quando vemos o protagonista tendo que passar as noites com o seu filho em estações de metrô e albergues.

 

Mas Chris dá a volta por cima em todas as dificuldades, desbanca executivos experientes e consegue se destacar na disputa pelo emprego dos seus sonhos. O espirito empreendedor do personagem nos ensina sempre a seguir nossos objetivos e não desistir deles.

 

  1. Jerry Maguire (Tom Cruise, em “Jerry Maguire – A Grande Virada”)

jerry-maguire

A história de Jerry Maguire é pautada na superação e na reviravolta, por isso o nome “A Grande Virada”. No filme, o personagem é demitido depois de sugerir que a empresa trate melhor e com mais humanidade os clientes. Ele mesmo percebeu sozinho que essa mudança era necessária para ele como profissional.

 

Maguire fica desacreditado no mercado e dá a volta por cima após o desafio de ser agente de um jogador problemático de futebol americano. O protagonista nos ensina a importância de um bom relacionamento com os clientes. Além de mostrar que acreditar no potencial do seu negócio é essencial para conseguir que o empreendimento dê certo.

 

  1. Charles Howard (Jeff Bridges, em “Alma de Herói – Seabiscuit”)

charles-howard

Ser um bom empreendedor é ter a noção de que a inovação é muito importante, e as vezes ela é necessária para conseguir obter êxito. E esta é uma lição que aparece em “Alma de Herói”. Na narrativa, Charles Howard é um empresário que decide mudar o seu ramo de trabalho e passa a investir em cavalos de corrida.

 

Quando ele chegou à conclusão que precisaria mudar a sua vida, se reinventando, se esforçou bastante para isso. Charles virou treinador de cavalos, deu chance a um jóquei fracassado e deu a volta por cima formando uma equipe vencedora. O personagem atingiu o sucesso graças ao seu trabalho e sua coragem de mudar. Por isso ele é um ótimo exemplo para empreendedores.

 

  1. Forrest Gump (Tom Hanks, em “Forrest Gump – O contador de Hitórias”)

É quase impossível se tornar um empreendedor de sucesso sem ter passado por superações, sejam elas pessoais ou profissionais. E superação é a palavra de lei em “Forrest Gump”. Mesmo com um atraso mental, o personagem principal, de mesmo nome que o filme, se torna um herói de guerra e um milionário do ramo da pesca de camarões.

 

Se não bastasse conseguir todos esses feitos, ele começa a correr pelo mundo e inspira todos ao longo do caminho a perseguirem seus objetivos sempre. A lição do filme é que com determinação até as dificuldades podem parecer menores e você pode conseguir ser o melhor no que você faz. Isso é ser empreendedor.

 

  1. Peter Gibbons (Ron Livingston, em “Como enlouquecer seu chefe”)

peter-gibbons

A maioria das pessoas que decidem virar empreendedoras tomam a iniciativa de ter o seu próprio negócio porque não gostam do seu trabalho. Ou porque odeiam receber ordens de seu chefe. O filme “Como enlouquecer seu chefe” mostra bem essa relação ruim de trabalhar no que não se gosta e, principalmente, com chefes que não tratam bem os seus funcionários.

 

Peter Gibbons faz parte do proletariado de “colarinho-branco” no Vale do Silício da Califórnia. O personagem se cansa do trabalho e começar a fazer coisas para ser demitido. O Peter nesse caso acaba se tornando um exemplo do que não fazer. Se você está infeliz no seu emprego se planeje e se organize para abrir seu próprio negócio, não coloque em risco a sua carreira.

 

  1. Egon Sperngler, Peter Venkman, Ray Stantz e Winston Zeddemore (Personagens principais de “Os Caça Fantasmas”)

 os-caca-fantasmas

Agora vamos abordar quatro personagens. Mesmo o filme “Os Caça Fantasmas” apresentando uma história completamente fictícia, a trajetória dos protagonistas pode ser inspiradora. Na narrativa, os quatro perceberam que havia uma demanda de serviço para a qual ainda não existia ninguém que pudesse fazer.

 

No caso, o governo do país não conseguia lidar com a quantidade grande de reclamações de fantasmas. Egon, Peter, Ray e Winston veem aí uma oportunidade de empreender e ganhar dinheiro montando um negócio. Essa formar de pensar é importantíssima para qualquer empreendedor. É preciso pesquisar demandas e inovar na hora de criar um negócio.

 

  1. Tom Herman e Kaleil Isaza (Personagens principais em “Startup.com”)

O filme “Startup.com” é bacana para mostrar que o empreendedorismo pode começar desde cedo. Os protagonistas Tom Herman e Kaleil Isaza são um exemplo disso. No filme, é possível acompanhar ascensões e quedas das startups dot.com e govworks.com, que foram fundadas por alunos do ensino médio, os personagens principais.

 

Os dois adolescentes conseguem fazer com que o seu empreendimento saísse do capital zero para R$ 50 milhões em quase um ano. Mas, em contrapartida, enfrentaram uma luta grande com a concorrência. Com os dois personagens você pode ver o quanto o trabalho em equipe é importante.

 

  1. Coco Chanel (Audrey Tautou, em “Coco Antes de Chanel”)

Baseada em fatos reais, a trama de “Coco Antes de Chanel” conta a trajetória da grande designer Coco Chanel. No começo da carreira, a personagem trabalhava de costureira e cantora de cabaré para poder se sustentar e tornou-se um exemplo claro de empreendedorismo feminino de sucesso.

 

Coco é, sem dúvidas, um exemplo de empreendedora, já que com eficiência, trabalho árduo e profissionalismo conseguiu revolucionar o mercado. Com ela você pode ver na prática que o sucesso não é fruto de sorte, mas fruto de um conjunto de ações.

 

  1. Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg, em “A Rede Social – The Social Network”)

mark-zuckerberg

Este personagem é um dos que mais serve de exemplo para empreendedores no mundo. E por isso não poderia ficar de fora da lista. Isso acontece porque ele é uma pessoa que vem da vida real, um dos mais influentes nos dias atuais. Em “A Rede Social”, Mark Zuckerberg cria uma ferramenta para troca de informações entre estudantes da Universidade de Harvard.

 

De uma pequena ideia de um jovem surgiu um negócio bilionário, globalmente utilizado. Zuckerberg é um grande exemplo de espírito empreendedor, e acompanhar o processo que ele seguiu para atingir o sucesso é muito bom para qualquer empresário.

 

  1. Steve Jobs (Ashton Kutcher, em “Jobs”)

“Jobs” é outro grande exemplo da vida real. Para quem não sabe, Steve Jobs é nada mais nada menos do que um magnata da internet e co-fundador da Apple. As primeiras lições de designer de Jobs foram aprendidas na garagem do seu pai.

 

Steve é um ótimo exemplo a ser seguido e você pode acompanhar a trajetória dele em filme fictício e em documentário. Vale à pena procurar, já que é uma oportunidade de ver a trajetória de um empreendedor que revolucionou o mundo e se inspirar.

 

E você? Se recorda de algum personagem empreendedor que tenha inspirado seu negócio ou sua carreira? Sentiu falta de algum nome na lista? Compartilhe conosco. Aproveite para conhecer também outros conteúdos direcionados para empreendedores e profissionais de sucesso.

 

cta-ebook-abrir-negocio