10 filmes essenciais para o Empreendedor

Empreender dá trabalho. Exige tempo, dedicação, vontade, persistência. Estar disposto a abdicar de boa parte do seu tempo livre para construir o sonho do negócio próprio. Por isso, faz-se necessário, muitas vezes, um tempo livre para descanso e recuperação da energia. E quer melhor maneira de fazer isso do que vendo um bom filme? Melhor ainda se o filme foi divertido e com foco no lado empreendedor.

 

Na última semana, fizemos um post especial com documentários essenciais para empreendedores. Hoje, listamos 10 filmes imperdíveis para quem está dando os primeiro passos no mundo do empreendedorismo. A lista com os filmes que todo empreendedor deve conhecer é um material indispensável para quem busca conhecimento de práticas de sucesso também no tempo livre. Aproveite:

 

  1. A Rede Social – The Social Network (2010)

Esta narrativa é muito interessante porque mostra o drama e as intrigas por trás da criação do Facebook. A história do filme dirigido por David Fincher gira em torno das lutas que Mark Zuckerberg enfrentou ao longo do início de sua carreira até ele se tornar bilionário. Nada melhor do que assistir ao longa e se inspirar na vida empreendedora de um dos mais jovens e conhecidos gênios da internet, não é mesmo?

 

A Rede Social mostra como a ideia do Facebook surgiu em 2003, na Universidade de Harvard. Zuckerberg criou a ferramenta apenas para que houvesse a troca de informação entre os estudantes de Harvard. Mas, graças ao espirito empreendedor de seu criador, a rede se expande para outras universidades até se tornar conhecida em todo o mundo.

 

  1. À Procura da Felicidade – In the Pursuit of Happyness (2006)

O filme de Gabriele Muccino mostra uma história de ética e persistência. O foco principal de À Procura da Felicidade é em Cris Gardner (Will Smith), um pai solteiro que lida com dificuldades financeiras e precisa cuidar do seu filho de apenas cinco anos. Mesmo com as barreiras ao longo do caminho, Cris é um exemplo de perseverança, que é sem dúvida uma das características essenciais de um empreendedor.

 

A narrativa apresenta uma história que é espelho da realidade dura de muitas famílias que passam por problemas financeiros. Mas, mesmo assim, o personagem principal dá a volta por cima na companhia do seu filho, Christopher. Pode ter certeza que o filme é um ótimo exemplo de esforço e mostra que com dedicação um bom empreendedor pode ir longe.

 

  1. O Homem Que Mudou o Jogo – Moneyball (2011)

Este filme mistura esportes e empreendedorismo. A história tem Brad Pitt no papel principal e é dirigido por Bennet Miller. A sua temática principal é focada no beisebol, esporte muito lucrativo nos EUA. Billy Beane (personagem principal) galga caminhos para conseguir dinheiro e investir em jogadores para competir.

 

O Homem Que Mudou o Jogoconta todas as ações e dificuldades que Billy passa para levar seu modesto time para a elite do beisebol americano. O mais legal do filme é que nele você pode ver nitidamente exemplos que podem ser facilmente aplicáveis na vida de qualquer pessoa que está em busca de um objetivo. Você aprende também que faz parte do processo para atingir o sucesso, o planejamento, o fracasso e a motivação.

 

  1. O Lobo de Wall Street – The Wolf the Wall Street (2014)

O Lobo de Wall Streeté excelente para mostrar o mundo dos negócios e seu vaivém. O filme mostra o polêmico Jordan Belfort, personagem de Leonardo DiCaprio. A narrativa é feita a partir de uma história real de um corretor de ações, que, aos 26 anos, formou um império a partir de meios fraudulentos, lavagem de dinheiro e corrupção. Você deve estar se perguntando como uma estratégia inescrupulosa pode ser exemplo para alguém!! Mas, mesmo assim, a narrativa tem um ótimo retrato de lições positivas escritas nas entrelinhas do roteiro.

 

Ao longo do filme, os ensinamentos acabam nos mostrando os caminhos indispensáveis para o sucesso de qualquer empreendimento. Por mais que o personagem principal tenha seguido alguns caminhos tortuosos, podemos aprender com ele o quanto o empreendedor precisa ter um conhecimento técnico muito bom naquilo que quer fazer negócio.

 

  1. Wall Street: Poder e Cobiça – Wall Street (1987)

Este filme é uma espécie de conto egocêntrico, que mostra que as vezes o poder e o dinheiro têm um preço muito alto a ser pago. Wall Street: Poder e Cobiçaconsegue também passar que a busca exacerbada por dinheiro nem sempre é o verdadeiro caminho para o sucesso do empreendedor. O roteiro conta a história de um jovem ambicioso corretor e a sua relação com o mundo empresarial.

 

A narrativa é sem dúvidas uma boa lição para todo o empreendedor. Ele dá informações sobre estratégias de investimentos, além de mostrar que um empresário bem informado tem a possibilidade muito maior de obter sucesso no seu negócio. Existe também a continuação do filme que se chama Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme.

 

  1. Tucker: Um Homem e Seu Sonho (1988)

Tucker: Um Homem e Seu Sonhoé uma história de determinação de um empresário. Um homem que luta contra as grandes empresas automobilísticas dos Estados Unidos. O filme é baseado na vida real de Preston Tucker, um vendedor de carros que graças a sua veia empreendedora mudou a sua vida. Preston desenvolveu um novo conceito de automóvel mais seguro, de baixo custo e mais rápido.

 

Mas, nada disso foi fácil. Assim como no filme, o caminho para obter êxito é árduo. O bacana do roteiro é ver a persistência de Tucker e sua obstinação para superar os obstáculos. E, acima de tudo, a forma como ele acreditou no seu projeto. Ele é um perfeito exemplo de como devem ser as características de um grande empreendedor.

 

  1. Jerry Maguire: A Grande Virada (1996)

Jerry Maguire: A Grande Virada se concentra na carreira e na via de um agente esportivo de enorme sucesso, que perde tudo (papel de Tom Cruise). A grande virada na vida do personagem foi parar de seguir caminhos inescrupulosos e investir em uma abordagem mais consciente e mais humana em seus negócios.

 

Portanto, a lição do filme é clara: aprendermos, primeiramente, a lidar com o sucesso e o fracasso. Além de saber que o caminho para consolidar o seu empreendimento é lento e deve ser feito com muita dedicação. Depois de assistir ao filme você vai sair com a lição de que para ser feliz nos negócios é preciso assumir riscos profissionais para evoluir.

 

  1. Jogada de Gênio – Flash of Genius (2008)

Neste filme você pode conferir a história de Robert Kearns, engenheiro da década de 60. Ele foi o criador do limpador de para-brisa intermitente. Na época, mesmo com uma invenção de sucesso, o jovem foi ignorado pelas grandes montadoras de automóveis. O personagem é um exemplo de perseverança e de um empreendedor que acredita no seu negócio.

 

O protagonista passa pelo fracasso de perder a patente do invento e enfrenta diversas lutas judiciais para ter o reconhecimento de seu árduo trabalho. Jogada de Gênio é sem dúvida o retrato do empreendedor apaixonado que luta para ter a sua ideia reconhecida. É ou não é um exemplo de incentivo?

 

  1. Jobs (2013)

Sem dúvidas você deve ter ouvido falar de Steve Jobs ao menos uma vez na sua vida. Ele é um dos principais exemplos de todo o empreendedor que luta pelo sucesso de seu negócio. O filme Jobsfaz um apanhado da história de Steve, o principal ícone da grande empresa Apple. Além de mostrar como ele conseguiu revolucionar o mundo.

 

O bacana é que o roteiro mostra de fato, sem omissões, os erros cometidos pelo empresário para conseguir obter o sucesso. Você também pode ver a interessante mudança de Jobs de um hippie rebelde para uma das maiores referencias em empreendedorismo.

 

  1. Piratas do Vale do Silício – Pirates of Silicon Valley (1999)

Já que falamos em Steve Jobs, não podíamos deixar de fora o também icônico Bill Gates. O filme Piratas do Vale do Silício conta a acirrada competição empresarial entre Gates e Jobs, em meio ao desenvolvimento da informática.

 

Esse longa é muito indicado para os empreendedores para estimular e mostrar como a concorrência saudável é importante para sempre buscar a melhora no seu negócio.

 

Se você já assistiu alguns desses ou tem outras sugestões, compartilhe conosco. E conheça também outros conteúdos vitais para empreendedores e profissionais de sucesso.

 

cta-ebook-abrir-negocio