10 documentários que todo empreendedor deve assistir

Faz parte da vida de um empreendedor ter uma boa ideia de negócio, força de vontade e também estudar bastante para se manter no mercado. Com estudo e acesso a exemplos de sucesso, fica mais fácil aprender com os erros e lidar melhor com as adversidades que vão aparecer, principalmente para aquelas que surgem para quem dá início ao próprio negócio.

 

Ver exemplos de superação, e saber que outras pessoas e negócios passaram por dificuldades para atingir o sucesso, é sempre uma inspiração incrível para quem quer começar a empreender ou já tomou a iniciativa e está passando por alguns momentos difíceis.

 

Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, esses exemplos podem ser facilmente via internet, televisão e outras mídias. E são cada vez mais comuns documentários, séries e filmes produzidos com esta temática. Agora imagine juntar diversão e conteúdo profissional? Pensando justamente nisso, a Elite Empresas preparou uma lista com dicas de 10 documentários que todo empreendedor deve conhecer (e um bônus). Um material indispensável para quem busca conhecimento de práticas de sucesso também no tempo livre. Aproveite:

 

  1. Burt’s Buzz (2013)

Este documentário mostra a história de um dos fundadores da Burt’s Beers. Está é uma marca de comércio norte-americana. O filme apresenta a relação de Burt Shavitz com o seu negócio, além do seu estilo de vida. Você vai poder conferir como o empreendedor agia para divulgar a sua marca, e como o negócio começou.

 

  1. Happy (2012) 

Em “Happy” os produtores percorreram da Índia aos EUA para fazer o documentário. Passando por países como o Brasil, Japão e Dinamarca. O percurso foi feito para buscar o segredo para ser feliz, em distintas partes do mundo e, principalmente, em diferentes culturas. O documentário é ótimo para os empreendedores, já que a maioria deles abrem um novo negócio perseguindo a felicidade verdadeira que não encontraram como empregados.

 

  1. Richard Branson: O Rei da Virgin (2010)

richard-branson-o-rei-da-virgin 

Se você nunca escutou falar em Richard Branson, ele é um dos empreendedores mais conceituados dos últimos tempos. Branson já se envolveu com vários tipos de negócios, desde gravadora de música até companhia aérea. O documentário mostra ele como fundador do grupo Virgin. Além de tocar também diretamente em assuntos como empreendedorismo, gestão de marca e inovação.

 

  1. Steve Jobs: Como Ele Mudou o Mundo (2011)

 steve-jobs-como-ele-mudou-o-mundo

A história de Steve Jobs é tão importante e inspiradora que já virou filme fictício e documentário. Além disso, ele também é um nome que sempre deve fazer parte da memória de todos empreendedores. “Steve Jobs: Como Ele Mudou o Mundo” mostra o perfil do gênio da informática e a criação da Apple. Vale muito a pena ver a história de um empreendedor visionário.

 

  1. Phil Knight: O Homem que Conduz o Mundo (2012)

 phil-knight-o-homem-que-conduz-o-mundo

Phil Knight é um exemplo e tanto de empreendedor. Ele carrega em si características cruciais para ser um empresário de sucesso, além de competitivo, ele foi genial nos negócios. Para quem não sabe, Phil é co-fundador da Nike. E o documentário mostra o seu lado filantropo e magnata. Este homem começou vendendo tênis de corrida em seu carro, e graças ao seu espírito empreendedor se transformou em uma das pessoas mais ricas do mundo.

 

  1. Mark Zuckerberg: A Verdadeira Face do Facebook (2012)

 mark-zuckerberg-a-verdadeira-face-do-facebook

Mark Zuckerberg é um nome tão importante na atualidade, que já foi tema de filme de ficção, estudos e livros. E, claro, virou documentário também. O empreendedorismo é muito forte desde jovem em Zuckerberg. Mas, além disso, este filme mostra muito de outros aspectos importantes da vida dele. Mostrando como é a vida de um homem de negócios tão importante.

 

  1. Hank: Cinco Anos Depois do Colapso

hank-cinco-anos-depois-do-colapso 

Para quem já era ou não empreendedor no ano de 2008, com toda a certeza sentiu um pouco da crise econômica que atingiu o mundo, mas principalmente os Estados Unidos. O documentário “Hank: Cinco Anos Depois do Colapso” fala justamente desta crise. O audiovisual retrata este momento tortuoso da economia norte-americana, mostrando como Henry Paulson, que era secretário do Tesouro na época, conduziu a crise para evitar um colapso. É sempre bom saber como lidar como uma crise, principalmente no momento em que vivemos em nosso país, não é mesmo?

 

  1. WalMart: The High Cost of Low Price (2005) 

O “WalMart: The High Cost of Low Price” fala sobre a rede de supermercados Walmart. A marca explodiu em várias partes do mundo e sem dúvidas atingiu o sucesso. Mas o documentário mostra justamente o impacto dos negócios da Walmart nas comunidades locais. O mote do filme é “o alto custo do preço baixo”. Uma produção aconselhável para qualquer empreendedor assistir.

 

  1. Vai que dá – A Cara das Startups Brasileiras (2012)

Além de documentários estrangeiros, existe um brasileiro que também todo empreendedor deve conhecer. “Vai que dá” mostra sete exemplos de empreendedores que deram certo em seus negócios. Exemplos que dedicaram sua energia na construção de suas empresas no ramo de tecnologia. No filme, os empresários compartilham valores, sonhos e motivações.

 

  1. Press, Pause, Play (2011)

“Press, Pause, Play” tem como tema a revolução digital da última década. E por isso é um documentário bem interessante para empreendedores, já que o boom digital desencadeou uma abertura imensa para que muitas pessoas usem sua criatividade e talento. Sem dúvidas, este fenômeno abordado no filme trouxe muitas oportunidades para a vida de vários empreendedores.

 

Bônus: The Startup Kids

Este documentário é sobre jovens empreendedores da internet dos EUA e Europa. “The Startup Kids”, tem um conteúdo bem interessante. Mostra entrevistas com os fundadores de negócios da web, como Dropbox, Vimeo, SoundCloud, entre outros. Esses empresários de sucesso falam como começaram suas empresas e outros aspectos sobre suas vidas empreendedoras. A produção mostra também pessoas do cenário tecnológico. Extremamente inspirador. Se você já assistiu alguns desses ou tem outras sugestões, compartilhe conosco. E conheça também outros conteúdos vitais para empreendedores e profissionais de sucesso.

 

cta-ebook-abrir-negocio